ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resultado de imagem para imagens escola de formação de professores
 

2ª ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DA FFCLRP 

DESCRIÇÃO
 
O projeto tem como objetivo promover um espaço formativo e colaborativo entre alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto e os professores de ciências (química, física, biologia, matemática e ciências) da educação básica da região e que fazem parte da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto. De modo mais específico busca-se: 
 
* Instituir um espaço de formação de professores com diferentes frentes de atuação como atualização de conteúdos, capacitação técnica e desenvolvimento de ações concretas na escola; 
 
* Produzir recursos didáticos específicos (jogos, materiais adaptados, sites, slides, vídeos, roteiros experimentais, etc.) para cada campo de conhecimento estudado; 
 
* Produzir e desenvolver sequências didáticas (teóricas e práticas) específicas para cada campo de conhecimento; 
 
* Criar e manter um site com Objetos de Aprendizagem (OA) resultante dos conteúdos criados e disponibilizados pelos palestrantes e os produtos desenvolvidos durante os módulos. Todos estes objetos terão licença aberta de tal forma que possam ser utilizados, reutilizados e remixados pelos cursistas durante o curso e posteriormente em suas unidades de ensino.
 
* Elaborar, imprimir e disponibilizar um livreto com todas as produções feitas pelos professores nas escolas. Este material será disponiblizados a todas as escolas de educação básica da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto.
 
CONTEÚDO
 
1 – Escola para todos e os desafios da Educação Inclusiva
Decorrente de uma demanda social importante, mas também de uma Política Pública pouco conhecida, busca-se nesse modulo contribuir para o conhecimento da legislação, o estudo das condições concretas, bem como a identificação e produção de materiais de apoio ao ensino de ciências para alunos com deficiência. Neste módulo haverá a participação de especialistas da área de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva; professores responsáveis pelo atendimento educacional especializado e pós-graduandos que desenvolvem pesquisas nesse campo de conhecimento. 
 
2 – Estratégias metodológicas como transformadores do ensino de ciências
A intenção neste módulo é apresentar, discutir, desenvolver e compartilhar diferentes metodologias de ensino como sequências didáticas, ensino por projetos, peer instruction, aula invertida, ensino por investigação, novas tecnologias em educação, jogos, dentre outros. 
 
3 – Interdisciplinaridade e responsabilidade social por meio da Educação Ambiental
A temática da educação ambiental perpassa e depende de diferentes áreas de conhecimento de todas as ciências. Assim, a intenção aqui é fazer a atualização de conteúdos das diferentes áreas bem como promover uma reflexão crítica sobre os intervenientes dessa temática sempre pertinente. 
 
4 – Jogos e produção de recursos em educação Matemática
O ensino de matemática é uma das prioridades mais destacadas em todas as políticas educacionais. Base de avaliação do desenvolvimento de um país, os conteúdos da área da matemática serão aqui trabalhados e ensinados por meio dos jogos e intermediações pedagógicas que visem promover o raciocínio lógico tanto quanto, habilidades de interpretação, planejamento estratégico e colaboração.
 
CRONOGRAMA
 
  

Contato

CENTRO DE ENSINO INTEGRADO DE QUÍMICA
Av. Bandeirantes, 3900 - Ribeirão Preto - SP

(16) 3315-3856
(16) 3315-4387
(16) 3315-0400

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode